Estúdio é uma revista internacional sobre Estudos Artísticos que desafia artistas e criadores a produzirem textos sobre a obra dos seus colegas de profissão. Estúdio toma, como línguas de trabalho, português, castelhano, galego e catalão. Envío de resúmenes/Data limite de envio de resumos: hasta/até 13 de Julho 2015.

Chamada de artigos

Revista :Estúdio, Artistas Sobre outras Obras

ISSN 1647-6158 | e-ISSN 1647-7316

 

Número 12 (julho-dezembro 2015): tema «Identidade»

Web en español/

http://estudio.fba.ul.pt/apresentacao_sp.htm

Web em Português/

http://estudio.fba.ul.pt/index.html

estudio@fba.ul.pt

 

Estudio_11_650A :Estúdio é uma revista internacional sobre Estudos Artísticos que desafia artistas e criadores a produzirem textos sobre a obra dos seus colegas de profissão.

A Revista :Estúdio, Artistas Sobre Outras Obras é editada pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e pelo seu Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes, Portugal, com periodicidade semestral.

 

Datas importantes/

Data limite de envio de resumos: até 13 de Julho 2015

Notificação de pré-aceitação do resumo: 30 de Julho 2015

Data limite de envio de artigo completo: 07 de Setembro 2015

Notificação de conformidade ou recusa:  23 de Setembro 2015

Publicação: durante o mês de Dezembro 2015

 

Condições para publicação/

  1. Os autores dos artigos são artistas ou criadores graduados de qualquer área artística, no máximo de dois autores por artigo.
  2. O autor do artigo debruça-se sobre outra obra diferente da própria.
  3. Para os números pares da :Estúdio (nº 12 em 2015, nº 14 em 2016…) cada participante pode submeter  um só artigo.

São fatores de preferência/

  1. Incentivam-se artigos que tomam como objeto um criador oriundo de país de expressão linguística portuguesa ou espanhola.
  2. Incentiva-se a revelação de autores menos conhecidos, mas de qualidade.

 

Submissão e aprovação de textos/

A :Estúdio toma, como línguas de trabalho, português, castelhano, galego e catalão.

Os artigos submetidos deverão ser originais ou inéditos, e não deverão estar submetidos para publicação em outra revista.

Os procedimentos de seleção e revisão decorrem segundo o modelo de arbitragem duplamente cega por pares académicos (double blind peer review) com salvaguarda geográfica.

 

Primeira fase: envio de Resumos provisórios
/

Para submeter um resumo preliminar do seu artigo à :Estúdio envie um e-mail para estudio@fba.ul.pt, com dois anexos distintos em formato Word, e assinalando o número da revista em que pretende publicar.

Ambos os anexos têm o mesmo título (uma palavra do título do artigo) com uma declinação em _a e em _b.

Por exemplo/

  • o ficheiro palavra_preliminar_a.docx contém o título do artigo e os dados do autor.
  • o ficheiro palavra_preliminar_b.docx contém título do artigo e um resumo com um máximo de 2.000 caracteres ou 300 palavras, sem nome do autor. Deverá incluir uma ou duas figuras, devidamente legendadas.

 

Segunda fase: envio de artigos completos após aprovação do resumo provisório/

Cada artigo final tem um máximo 12.000 caracteres incluindo espaços, excluindo resumos e referências bibliográficas. O formato do artigo, com as margens, tipos de letra e regras de citação, deve seguir o ‘meta-artigo’ auto exemplificativo disponível no sítio web da revista.

Este artigo é enviado em ficheiro contendo todo o artigo (com o seu título), mas sem qualquer menção ao autor, direta ou deduzível (eliminá-la também das propriedades do ficheiro). Não pode haver auto-citação na fase de submissão.

O ficheiro deve ter o mesmo nome do anteriormente enviado, acrescentando a expressão ‘completo’ (exemplo: palavra_completo_b).

Critérios de arbitragem/

  • Dentro do tema geral proposto para cada número, ‘Criadores Sobre outras Obras,’ versar sobre autores com origem nos países do arco de línguas de expressão ibérica;
  • Versar sobre o tema específico proposto;
  • Interesse, relevância e originalidade do texto;
  • Adequação linguística;
  • Correta referenciação de contributos e autores e formatação de acordo com o texto de normas.

Normas de redação/

Ver o ‘meta-artigo’ no sítio da revista Estúdio, em Chamada de Artigos.

Custos de publicação/

A publicação de um artigo na ESTÚDIO de dezembro pressupõe uma comparticipação de cada autor aprovado nos custos associados, no valor de 60 euro se liquidado em tempo, até 10 de Outubro, subindo depois dessa data.

Se desejar receber dois exemplares físicos da revista via postal haverá a acrescentar os portes de envio, 15€.

Indexação/

A Revista Estúdio está indexada em CiteFactor (Directory Indexing of International Research Journals); MIAR (Matriz de información para la evaluación de revistas); SciELO (Scientific Electronic Library Online) / Coleção SciELO Portugal (aprovado, em procedimentos de indexação); DOAJ / Directory of Open Access Journals; SHERPA / RoMEO; CNEN/Centro de Informações Nucleares, Portal do Conhecimento Nuclear «LIVRE!»; Latindex (catálogo); EBSCO host (catálogo); Academic Onefile; SIS, Scientific Indexing Services; Gale Cengage Learning – Informe Acadêmico; Open Academic Journals Index.